28 Novembro, 2017

TRATAMENTOS TÉRMICOS: FORNOS TWIN

O Ramada Aços desenvolveu em parceria com a BMI Fours Industriels o novo conceito “Fornos Twin”, estando já os primeiros exemplares em funcionamento nas nossas instalações.

A BMI e o Ramada Aços são parceiros de longa data no âmbito da melhoria contínua dos equipamentos de Tratamento Térmico visando essencialmente a capacidade técnica e a redução dos custos operacionais. Nesse sentido e indo de encontro ao processo de instalação de novos equipamentos e renovação de outros mais antigos na nossa unidade de produção em Ovar, o Ramada Aços participou ativamente no “nascimento” dos primeiros fornos twin.

A particularidade destes equipamentos reside no facto de estes trabalharem em sistema de gestão de energia integrada, apenas com uma bomba de vácuo para ambos os fornos. Esta solução permite uma redução dos consumos de energia elétrica, bem como também dos custos de manutenção. Está ainda prevista a integração, neste sistema, de um terceiro forno potenciando ainda mais os objetivos definidos.

Os primeiros fornos twin têm uma capacidade de 800kg cada um, dimensões úteis de 600x600x900mm e temperatura de utilização até 750ºC.

Desta forma, além de estarmos a melhorar a eficiência energética da nossa atividade, aumentamos a nossa capacidade de fornos de revenir em 14%, indo cada vez mais ao encontro das espectativas e necessidades dos nossos clientes.