27 Setembro, 2017

NITRURAÇÃO PARA FUNDIÇÃO INJETADA: TRATAMENTOS AVANÇADOS

A Ramada Aços desenvolveu dois novos serviços de Tratamento Térmico que se adequam eficientemente a zonas moldantes dos moldes para fundição injetada.

Estes tratamentos surgem como complementos finais da nitruração, alterando a camada exterior proporcionada pela nitruração e conferindo melhores propriedades.

Os moldes para fundição injetada de ligas leves falham em serviço devido ao aparecimento de fadiga térmica, ao fenómeno de adesão das ligas injetadas às suas superfícies ou ainda por erosão. No entanto, a fadiga térmica térmica é o principal modo de falha neste tipo de moldes.

Assim, os serviços criados melhoram o comportamento dos moldes face a estes mecanismos de falha, nomeadamente a Nitroxidação (Solução eficiente para maior resistência ao aparecimento de adesão e de erosão) e a Nitruração isenta de camada branca (melhor compromisso de propriedades tais como resistência à fadiga térmica, adesão e erosão).

NITROXIDAÇÃO

Tratamento possível de ser aplicado a todo o tipo de componentes para zonas moldantes, camisas de injeção e canais de enchimento.

Consiste na realização de um ciclo de nitruração com etapa final de oxidação, o qual produz uma dupla barreira contra a adesão e erosão. Esta dupla barreira formada consiste numa camada exterior de óxido, inerte face ao alumínio líquido, e uma camada adjacente formada por nitretos, capaz de dificultar a passagem de átomos de alumínio e silício para o aço.

Este tratamento com custo próximo da nitruração constitui uma boa solução para redução dos custos de manutenção dos moldes, bem como redução dos tempos de paragem de produção.

NITRURAÇÃO ISENTA DE CAMADA BRANCA

Após a nitruração é possível remover a camada branca produzida por este tratamento através de um processo que não danifica as arestas, nem cria picadas nas zonas moldantes.
Este tratamento realizado em duas etapas (uma química e outra mecânica) remove eficazmente a camada branca de nitruração, que sendo frágil origina fissuração precoce dos componentes do molde. A ausência desta camada branca de nitruração potencia ganhos de desempenho dos moldes em termos de fadiga térmica, erosão e adesão face ao tradicional tratamento de têmpera e revenido.

Para mais informações contate o nosso Departamento de Tratamentos Térmicos. Tlf. 256 580 491 | E-mail: ramadatt@ramada.pt