27 Setembro, 2022

Aços de corte fácil

Consideramos um aço de corte fácil um tipo de aço que apresente elevada maquinabilidade, ou seja, de fácil remoção de apara.

O processo de maquinagem por remoção de apara permite obter peças com elevada complexidade e precisão dimensional, contudo, para ser possível produzir grandes séries de peças a um custo razoável são necessárias velocidades de corte elevadas, maior tempo de vida da ferramenta e maior fluidez do arranque de apara. Por essa razão, no momento de escolher o material devemos ter em atenção a qualidade do mesmo na remoção da apara. Os aços de corte fácil permitem por isso mesmo uma excelente maquinabilidade e maiores velocidades de corte.

Estando definidos pela norma EN10087, são aços de baixa liga com enxofre ou enxofre e chumbo.

No entanto, outos aços que não estão incluídos nesta norma são também considerados de fácil maquinação pela modificação da sua composição química, através da adição de enxofre e/ou chumbo.

Aços não ligados e aços inoxidáveis têm melhor maquinabilidade quando contêm uma percentagem de enxofre superior a 0.015%. A adição de Chumbo produz inclusões que melhoram a lubrificação da ferramenta durante o processo de corte, favorecendo por sua vez a quebra da apara.

Devemos considerar que dependendo da sua microestrutura os aços podem ter melhor ou pior maquinabilidade, sendo o estado de fornecimento e o acabamento do aço também fatores determinantes que influenciam a sua facilidade de corte.

  • O Aço recozido possui melhor maquinabilidade por apresenta uma estrutura mais homogénea e “macia”;

  • Os aços estirados podem apresentar melhor maquinabilidade devido à sua precisão dimensional, o que favorece um ótimo desempenho nas máquinas com alimentador de barras automático de alta velocidade. O endurecimento causado pelo processo de estiragem a frio também melhora a maquinagem do material evitando o desgaste da ferramenta de corte.

Em conclusão, os aços de corte fácil são uma excelente escolha para fabrico de peças em série.

Devemos, contudo, ter em consideração que aumentando a maquinabilidade do material podemos ter de abdicar de outras propriedades do aço, tais como tenacidade ou resistência à fadiga. Por isso, é importante que no momento da selecção do tipo de aço a utilizar, se tenha em atenção não só o processo de fabrico, mas também a aplicação final.

O Ramada Aços tem atualmente stock de aços de corte fácil em SC1 e SPB em diversos perfis e dimensões.

Poderá também consultar mais informações sobre esta tipologia de material na nossa página:
Aços Corte Fácil