28 Julho, 2021

Aços Ferramenta para Moldes de Fundição Injetada

As mudanças na indústria automóvel desencadearam a necessidade de produção de peças metálicas maiores e mais complexas, desde as peças estruturais às caixas das baterias e dos motores.

Inevitavelmente, estas mudanças refletem-se na necessidade de comercialização de blocos de aço de maiores dimensões (Figura 1).

Moldes Fundição InjetadaFigura 1: Caixa de bateria (liga de alumínio) de um veículo elétrico (200 x 500 x 1200 mm).

Para além disso, o surgimento e crescimento da comercialização de veículos elétricos exige uma maior performance do aço ferramenta. A complexidade das ferramentas têm aumentado, assim como surgem novas ligas de alumínio com maiores temperaturas de fusão que consequentemente originam problemas de fadiga térmica precoce no aço.

Assim, a Uddeholm através da melhoria do processo de produção do aço, aliada às mais recentes tecnologias ESR, providenciou um aumento da homogeneidade e cleanliness (matrizes sem segregações e inclusões não metálicas) dos blocos produzidos em Dievar.

Adicionalmente, o investimento na otimização do tratamento térmico e processos produtivos a quente possibilitaram a existência de níveis de tenacidade incomparáveis aos standards do mercado.

Em suma, esta nova geração de Dievar combina o melhor de dois mundos:
> A composição química clássica do Dievar que garante elevada resistência à fadiga térmica;
> A melhor das tenacidades a usar em blocos de grandes dimensões.

O Dievar possui a melhor das tenacidades quando comparado com aços de trabalho a quente standard AISI H13 ESR (Figura 2).

Aços Ferramenta Moldes Fundição InjetadaFigura 2: Comparação da tenacidade do Dievar a diferentes durezas para o H13 ESR.