21 Junho, 2021

Aços Ferramenta para Moldes de Injeção de Plástico

Fique a conhecer quais são os melhores aços ferramenta para este tipo de aplicação.

O desenvolvimento da indústria das peças plásticas tem sido marcante nos últimos anos, assim como o aumento das exigências das suas caraterísticas mecânicas e físicas.

Por um lado, nas peças óticas, desde a indústria automóvel (com farolins de grandes dimensões) à indústria eletrónica (exponencial aumento do uso de smartphones e smatwatches) e também a indústria médica, os requisitos de peças totalmente transparentes, sem defeitos, requerem do aço a capacidade para acabamento superficial de alto brilho.

Por outro lado, para além do aumento progressivo do uso de fibra de vidro e aditivos abrasivos (que provocam desgaste mais acelerado das zonas moldantes), devidos aos impactos ambientais, é notório o aumento do uso de biocompósitos.

Para além do efeito abrasivo sobre o aço durante o processo de injeção, os biocompósitos tendencialmente libertam agentes corrosivos. Os retardadores de chama também têm sido alvo de mais utilização e, à semelhança dos biocompóstios, também estes têm a capacidade para libertar agentes corrosivos no processo de injeção.

O surgimento de novos aços com novas caraterísticas e melhores performances foi inerente tendo em conta o contexto atual. Os aços inoxidáveis standard [AISI 420 ESR], apesar da boa capacidade de polimento e resistência à corrosão, tendencialmente são tratados termicamente a aproximadamente 50 HRC.

A investigação encaminhou-se no sentido de aliar a elevada capacidade de polimento e resistência à corrosão ao aumento da resistência ao desgaste, sem comprometer a tenacidade do material (Figura 1).

Figura. 1: Comparação das propriedades do Tyrax ESR vs AISI 420 ESR

O Tyrax ESR da Uddeholm surge como reação a estas trends do mercado. O Tyrax ESR é um aço inoxidável com capacidade para atingir 55-58 HRC, com a melhor das capacidades de polimento, podendo atingir o alto brilho num número reduzido de passos (redução dos custos de fabrico de um molde).

No que diz respeito aos aços pré-tratados, o mercado português centraliza a sua atividade nos aços P20 standard. Contudo, as limitações destas qualidades têm levado a um aumento da procura de soluções alternativas, especialmente para peças de grandes dimensões e com elevada exigência ao nível de polimento e textura.

Desta forma, surgem os P20 modificados, aços com alterações na composição química e processo de fabrico que asseguram um aumento da qualidade da peça injetada, com menores custos de manutenção (aços com melhor performance e maior longevidade).

O Nimax e Nimax ESR da Uddeholm são exemplos de aços pré-tratados a 40 HRC, com excelentes valores de tenacidade. O processo de fabrico controlado do fabricante assegura homogeneidade de durezas mesmo em secções largas, excelente maquinabilidade e soldabilidade (dado a baixa %C).

O Nimax ESR é muitas vezes a solução ideal para requisitos de alto brilho e texturas técnicas de elevada qualidade. A aplicação de revestimento também é um requisito muito usado para melhorar a resistência ao desgaste abrasivo e/ou adesivo (Figura 2).

Figura 2: Molde em Nimax ESR com Revestimento

Consulte os nossos stocks através de orcamentos@ramada.pt e esclareça todas as suas dúvidas contactando o e-mail vendas.acos@ramada.pt