28 Fevereiro, 2022

Aços Para Polimento de Alto Brilho – Gamas UDDEHOLM

Existem vários fatores que contribuem para um bom polimento, tais como, as técnicas de maquinagem e preparação da superfície, as técnicas de polimento e equipamentos usados e, claro, a Qualidade do Aço e Tratamento Térmico.

Na indústria de Moldes de Injeção de Plástico em Portugal, existem vários requisitos para o tipo de acabamento superficial das zonas moldantes.

Para peças plásticas transparentes de elevada exigência, tais como os componentes óticos para a indústria automóvel, os equipamentos médicos e eletrónicos, o nível de acabamento superficial do aço é de extrema importância.

No que diz respeito ao aço, de forma a assegurar polimentos de alto brilho (A1 e/ou A0), é fortemente aconselhável o uso de aços cujo processo de fabrico garante uma microestrutura quase isenta de segregações, inclusões não metálicas e micro e macroporosidades.

As gamas ESR (Eletroslag Remelting) e PM (Powder Metallurgy) da Uddeholm asseguram polimentos de elevada qualidade, e uma longevidade da ferramenta superior às gamas standard equiparáveis no mercado.

O processo produtivo do aço é fortemente dependente do fornecedor.

Por este motivo, o Ramada comercializa exclusivamente em Portugal as gamas Uddeholm, assegurando a confiança e qualidade deste produtor Premium com mais de 350 anos de experiência no setor dos aços.

Apresentamos de seguida algumas das nossas qualidades ESR e PM que asseguram polimentos de alto brilho para a indústria dos moldes de plástico:

Aços Pré-Tratados (ESR):
Nimax ESR (P20 modificado – 40 HRC)
Mirrax 40 (1.2083 modificado inoxidável – 40HRC)

Aços de Têmpera (ESR):
Vidar Superior (1.2340 ou 1.2343 modificado até 50 HRC aprox.)
Orvar Supreme (1.2344 modificado até 50 HRC aprox.)
Unimax (55-58 HRC aprox.)
Dievar (até 50 HRC aprox.)
Stavax ESR (1.2083 ESR inoxidável – até 50 HRC aprox.)
Mirrax ESR (1.2083 ESR modificado inoxidável – até 50 HRC aprox.)
Tyrax ESR (aço inoxidável – até 55-58 HRC aprox.)

Aços de Têmpera (PM):
Elmax (aço inoxidável – até 58-60 HRC aprox.)
Vanax (aço inoxidável – até 58-60 HRC aprox.)

Caso pretenda enviar um pedido de cotação ou esclarecer alguma dúvida técnica, por favor envie email para orcamentos@ramada.pt e vendas.acos@ramada.pt respetivamente.