29 Maio, 2019

NOVO AÇO PARA FABRICO ADITIVO | AM HEATVAR UDDEHOLM

Após o lançamento do AM Corrax para aplicações de moldes de plástico, a Uddeholm investe e avança com I&D ao nível de aços em pó para o fabrico aditivo. Desta vez, com o foco em aplicações de trabalho a quente, a Uddeholm lança no mercado o AM Heatvar – a solução ideal para aplicações em que é necessário elevada dureza, elevada resistência ao revenido e à soldadura.

O AM Heatvar é um aço maraging otimizado para aplicações de trabalho a quente, tais como fundição injetada (HPDC) e estampagem a quente. Este aço em pó é ideal para o fabrico de insertos e postiços com elevada resistência à soldadura e ao desgaste (erosão).

O AM Heatvar garante os mesmos níveis de dureza mesmo a temperaturas elevadas (resistência ao revenido), baixando apenas 2 HRC na dureza quando mantido a 600 °C durante 100 horas. Desta forma, este material proporciona excelentes propriedades de resistência ao desgaste, essencial para os processos de estampagem a quente em que o desgaste da ferramenta é um dos mecanismos de falha mais significativos.

Através do desenvolvimento de uma composição química e tratamento térmicos otimizados, o AM Heatvar garante elevada resistência mecânica tanto à temperatura ambiente como a temperaturas elevadas, durezas até 58 HRC e valores razoavelmente bons de ductilidade e tenacidade. A resistência à soldadura, que ocorre frequentemente na fundição injetada de Al- o metal “agarra-se” à ferramenta devido às elevadas temperaturas - também é bastante superior quando comparado com as qualidades standard de fabrico aditivo.

Por fim, o processamento deste pó para impressão é bastante simples – a facilidade em determinar os parâmetros adequados para a impressão do aço torna o processo de impressão rápido e fácil.

Para mais informações contacte o seu representante comercial ou a nossa equipa através do e-mail vendas.acos@ramada.pt ou do telefone 256 580 580.