05 Fevereiro, 2020

AMBICIONAMOS, TRABALHAMOS E CONCRETIZAMOS: SOMOS CERTIFICADOS EM AMBIENTE

É oficial. O Ramada Aços está certificado pela norma ISO 14001:2015. Focando-se nas práticas de preservação do meio ambiente e responsabilidade com o controlo e monitorização dos riscos ambientais, a norma ISO 14001:2015 só foi possível com a contribuição e bom trabalho de todos os colaboradores.

O projeto de certificação passou por diversas etapas. A mais importante incidiu na consciencialização ambiental de todos os colaboradores. Formações sobre a política de QASST, objetivos e aspetos ambientais significativos na nossa atividade e a avaliação do seu impacto, foram alguns dos temas apresentados. Foram igualmente desenvolvidas ações de formação referentes à utilização de absorventes de derrames e realização de simulacros em todos os estabelecimentos- Ovar e filiais.

O Ramada Aços tem vindo a promover iniciativas ambientais para reduzir um dos grandes problemas do século XXI: uso excessivo de plástico. Em março de 2019, conseguimos reduzir os plásticos de utilização única (copos de plástico), através da distribuição de garrafas de metal. Pequenos passos que, ao longo do tempo, poderão fazer toda a diferença no ecossistema. Seguindo este mote e indo ao encontro dos requisitos essenciais para a certificação ISO 14001:2015, no Ramada poder-se-á encontrar diversos pontos de separação de resíduos. Estes estão devidamente sinalizados com o adequado modo de separação, garantindo o correto encaminhamento para o destinatário final.

Passando a integrar as linhas de ação dos processos do Ramada, com esta norma, serão adotados requisitos mais complexos relativamente à seleção de fornecedores e haverá um maior controlo sobre os seus critérios ambientais.

Procurando uma visão mais clara do nosso negócio, foi elaborado o ciclo de vida do produto- desde o momento em que é produzido até ao fim de vida do mesmo.

Este é um marco histórico do Ramada Aços e de todos nós, afirmando-se como uma empresa sustentável.