02 Dezembro, 2022

Projeto Kaizen - Tratamentos Térmicos

O Projeto Kaizen arrancou nos Tratamentos Térmicos e permitirá resumir e visualizar a informação mais importante, do ponto de vista da gestão do negócio, da gestão de produção e de suporte e planeamento.

O Projeto Kaizen, que arrancou em 2021 em diversos departamentos do Ramada Aços, foi recentemente implementado nos Tratamentos Térmicos.

A implementação deste projeto começou com sessões de preparação com a equipa Kaizen, em que foram mapeados os diferentes processos relativos a este departamento. Depois desta fase, seguiram-se os workshops semanais que têm potenciado a discussão de ideias, processos e a definição dos indicadores a seguir.

Mesmo nesta fase inicial, já foram obtidas as primeiras análises, muito em parte por já existir uma base de dados muito robusta, mostrando informações de vários anos de produção e de consumos de energia elétrica por equipamento.

Idealizaram-se também os diversos dashboards que permitem resumir e visualizar a informação mais importante, do ponto de vista da gestão do negócio, da gestão de produção e de suporte e planeamento, com especial atenção para o consumo de energia elétrica, para o suporte ao custeio e para a previsão e otimização dos consumos.

Continuamos desta forma a investir na melhoria dos nossos processos, contribuindo para uma atividade mais sustentável e para o aumento da satisfação dos nossos clientes.