30 Novembro, -1

Nitruração Baixa Pressão ALLNIT®

A tecnologia utilizada para a realização da nitruração nestas condições é única em Portugal e é utilizada pelo Ramada Aços já há vários anos.

A nitruração é um processo de endurecimento superficial que proporciona maior durabilidade em componentes sujeitos a atrito, desgaste ou ataque químico pelo Alumínio.

Este processo introduz Azoto (nitruração) ou Azoto + Carbono (nitrocarburação) na superfície das peças promovendo a formação de uma camada superficial endurecida, composta por nitretos, que são responsáveis por elevados ganhos no desempenho das peças. A nitruração é um tratamento final e deve ser realizado em peças praticamente acabadas.

Este tratamento térmico é registado como a marca comercial ALLNIT® e é aplicável a todos os tipos de aço, exceto aços inoxidáveis para os quais é empregue a nitruração iónica.

A nitruração é realizada entre os 520 e os 540 ° C, dependendo da aplicação e do teor de liga do aço e durante o tratamento são utilizados os seguintes gases:

> NH3  - A dissociação deste gás permite a entrada do N, necessário para a formação da camada de Nitretos na nitruração;

> O gás N2 - Permite a diluição do gases utilizados e o controlo do potencial de nitruração (KN) da atmosfera no interior do forno;

> O N2O - É um gás fortemente oxidante que atua como um acelerador de dissociação / absorção da amónia;

>O CO2 - Ao dissociar-se permite uma ligeira camada de cementação, posterior à de nitruração, do tipo hidrocarboneto ou monóxido de carbono, que confere mias dureza superficial a aços menos ligados.

O processo de nitruração a baixa pressão, ALLNIT®️, abrange todas as aplicações standard de nitruração a gás.

É particularmente adequada para todas as peças de engenharia em geral: sistemas de transmissão e fricção, máquinas de corte, ferramentas de prensagem ou extrusão, equipamentos de injeção plástica e órgãos máquina.

A eficácia da nitruração em cavidades e pequenos orifícios, associada à excelente homogeneidade química deste tratamento, faz com que este tipo de tratamento seja muito solicitado, visto dar respostas a muitas limitações de outros tratamentos de Nitruração existentes no mercado.

A imagem seguinte pretende clarificar os parâmetros associados às várias classes de nitruração: