28 Abril, 2021

Nova geração de Dievar: Melhorar a Performance e Testar os Limites

A nova geração de Dievar assegura a melhor das tenacidades e resistência à fadiga térmica, mesmo para durezas superiores.

Nos moldes para HPDC (high pressure die casting) os mecanismos de falha predominantes são a fratura, o desgaste, a soldadura das ligas de aço e, o mais alarmante, a fadiga térmica.

De forma a prevenir a fadiga térmica são necessários elevados níveis de tenacidade e ductilidade do material. Estas propriedades estão diretamente relacionadas com a composição química e qualidade do processo de fabrico dos blocos de aço.

As mudanças na indústria automóvel desencadearam a necessidade de produção de peças maiores e mais complexas (desde as peças estruturais às caixas das baterias e dos motores), que se refletem na necessidade de comercialização de blocos de maiores dimensões.

Assim, a Uddeholm, através da melhoria do processo de produção do aço, aliada às mais recentes tecnologias ESR, providencia um aumento da homogeneidade e cleanliness (matrizes sem segregações e inclusões não metálicas) dos blocos produzidos. Adicionalmente, o investimento na otimização do tratamento térmico e processos produtivos a quente possibilitaram a existência de níveis de tenacidade incomparáveis.

Em suma, esta nova geração de Dievar combina o melhor de dois mundos:
> A composição química clássica do Dievar que garante elevada resistência à fadiga térmica;
> A melhor das tenacidades a usar em blocos de grandes dimensões.

O Dievar possui a melhor das tenacidades (quando comparado com aços de trabalho a quente) segundo os resultados da NADCA (North American Die Casting Association).

Tendencialmente, o aumento da dureza do material previne fenómenos de fadiga térmica, contudo, o risco de fissuração/fratura torna-se mais elevado.

O aumento da resistência à fadiga térmica do Dievar é evidente face aos AISI ESR H13 standard, para todo o tipo de durezas entre os 40 HRC e os 52 HRC.

O Dievar assegura maiores valores de tenacidade para todo o tipo de durezas, podendo ser aplicado com +2HRC, sem comprometer esta propriedade.

Além da fundição injetada, o Uddeholm Dievar apresenta-se também como uma excelente solução para outras aplicações como forja, extrusão e estampagem a quente.

Para mais informação acerca deste material, por favor envie email para: vendas.acos@ramada.pt