28 Setembro, 2021

Nova Geração Orvar Supreme [MG50]

A nova geração de Orvar Supreme proporciona várias vantagens significativas e é uma das melhores soluções para vários tipos de aplicações. Fique a saber mais sobre este aço!

Hoje em dia, as exigências no Trabalho a Quente são diferentes daquelas que existiam há 40 anos quando o Orvar Supreme foi lançado pela primeira vez. As atuais e novas exigências em aplicações como forja, fundição injetada, estampagem a quente, extrusão, entre outros, requerem aços com maior cleanliness, maior tenacidade e com performances mais consistentes e de confiança!

As melhorias desenvolvidas na Uddeholm para a produção do Orvar Supreme (quer ao nível metalúrgico, quer nos processos ESR e PESR) permitiram posicionar este aço na categoria/grau B (para todas as propriedades mecânicas) da NADCA (North American Die Casting Associatin), assegurando 16J/12ft-lbs para material no estado fornecido (recozido).

Tabela 1 Orvar Supreme

NADCA B requer que os aços sejam ESR/PESR ou VIM/VAR com um grau de cleanliness superior. Agora o Orvar Supreme com o seu elevado nível de homogeneidade, microestrutura mais refinada e baixo teor em enxofre supera as qualidades H13 ESR standard do mercado, garantindo níveis de tenacidade superiores (que se aplicam até às secções mais largas em stock).

Figura 2 Orvar Supreme

Em suma, esta nova geração de Orvar Supreme proporciona as seguintes vantagens competitivas:

- Ferramentas mais consistentes e de confiança;
- Matrizes de maior qualidade, com maior resistência aos mecanismos de falha típicos do Trabalho a Quente;
- Redução dos tempos de Produção;
- Tenacidade superior aos H13 standard
- Cleanliness superior aos H13 standard.

A indústria dos moldes (quer de ligas leves, quer de plástico) necessitam de aços de qualidade elevada, performance consistente e melhorada, de fácil maquinagem e com ótimos comportamentos no Tratamento Térmico.

Na indústria dos Plásticos, dada a elevada cleanliness do material, o Orvar Supreme é umas das melhores soluções para aplicações onde o polimento de alto brilho é uma exigência, tais como óticas automóveis, etc.

O Orvar Supreme é a solução de confiança para uma ferramenta competitiva e de qualidade.

Para mais informação acerca deste material, por favor envie email para: vendas.acos@ramada.pt