22 Janeiro, 2021

Novas Qualidades de Inox

Para além das atuais classes 304 e 316 de inox, o Ramada Aços dispõe agora de duas novas qualidades – o inox 304L e 316L.

As gamas 304 e 316 são aços inoxidáveis austeníticos mais utilizados na indústria de construção mecânica devido à sua resistência à corrosão e alta versatilidade.

Por sua vez, os aços inox 304L e 316L são versões destes mesmos aços com menor teor em Carbono do que as classes 304 e 316. Consequentemente, com um menor teor em Carbono, a resistência à corrosão intergranular é superior.

Esta diferença na composição das classes L é importante quando o Carbono e o Crómio ao serem continuamente aquecidos a altíssimas temperaturas, acabam por precipitar na superfície do material, originando Carbonetos.

O inox 304, por exemplo, apesar da sua boa resistência ao calor em serviço intermitente, não é recomendado para uso em serviço contínuo a temperaturas entre os 425º e 860ºC, sendo este um dos casos em que a utilização do inox 304L é a solução mais adequada.

As duas tabelas seguintes demonstram a composição de cada um dos aços inoxidáveis em questão – 304, 304L, 316 e 316L:

Tabela Inox 304 Ramada Aços

Tabela Inox 316 Ramada Aços

 

Utilizações e aplicações mais comuns do inox 304L: 

O aço 304L é o aço austenítico mais comum e é utilizado principalmente devido à sua boa conformabilidade a frio e excelente combinação de resistência à corrosão, facilidade de fabrico e soldadura. Estas são as suas principais aplicações:

> Utensílios (panelas, pias, etc)
> Componentes mecânicos com exigência de elevada resistência à corrosão a altas temperaturas (permutadores de calor)
> Equipamentos e tubulações químicas
> Equipamentos e utensílios de manuseio de lacticínios e alimentos
> Aplicações arquitetónicas e estruturais expostas a atmosferas não marinhas 

Utilizações e aplicações mais comuns do inox 316L:

Este é um aço inoxidável Cromo/Níquel com adição de Molidbênio. O inox 316L foi originalmente desenvolvido para aplicação na indústria papeleira devido à elevada resistência a ambientes contaminantes. Esta classe de aço inoxidável tem melhor resistência à corrosão a altas temperaturas que o 304/304L. A sua principal aplicação é na área das tubagens, podendo ser encontrado nas mais diversas indústrias:

> Indústria química (Armazenamento e transporte de produtos químicos)
> Indústria alimentar (Utensílios de cozinha, armazenamento de alimentos)
> Indústria petroquímica
> Construção civil (estruturas expostas a atmosferas marinhas)

O Ramada aços tem à sua disposição stock nas qualidades 304, 316, 304L e 316L nos mais diversos perfis, desde varões, barras retangulares, cantoneiras, sextavados e Tubos (redondos, retangulares, quadrados).

 

Para mais informações contacte o nosso departamento de Marketing: marketing@ramada.pt