25 Outubro, 2016

NOVO FORNO DE TÊMPERA VÁCUO - até 4 TONS!

Desafiamos os limites no tratamento térmico. Vamos até onde ninguém tinha ido. Criamos mais capacidade para que o "cluster" nacional de moldes e ferramentas possa competir num novo patamar de projectos. até agora só era possível Têmpera em vácuo em Portugal até 1200 Kg, passou a ser possível temperar Peças em aço especial até 4000 Kg.

Estamos a realizar os últimos ensaios de instalação de um dos maiores fornos da Europa para têmpera de peças em aço especial para moldes e ferramentas. O forno estará disponível para produção já no início do próximo mês de Novembro e tem capacidade para peças até 4 toneladas e com comprimento que pode exceder os 2 metros (em função da largura).

A têmpera em vácuo de peças de grande dimensão (acima de 500 Kg) é um processo extremamente complexo. Repleto de variáveis relacionadas com o tipo de aço, a geometria da peça, aplicação a que se destina, entre outras, a experiência nunca é demais para realizar estes tratamentos. E quanto maior é a peça, maior a dificuldade em garantir propriedades mecânicas adequadas (elevada tenacidade e correcta dureza) em toda a secção.

Aliado à experiência, o equipamento e a instalação são fundamentais. Sem uma instalação e equipamentos devidamente dimensionados, estrutural e termicamente, não é possível garantir o cumprimento das correctas normas de tratamento. Qualquer forno pode ter volume para receber uma peça de 500 Kg, mas a maior parte não tem capacidade de aquecimento homogéneo ou, pior ainda, capacidade para garantir a velocidade crítica de têmpera, comprometendo irremediavelmente a vida útil da peça tratada.

Amplificada que está a nossa capacidade, ficamos a aguardar que os nossos estimados clientes se envolvam em projectos que explorem os nossos novos limites.
Oferecemos a nossa colaboração para discutir as importantes questões técnicas, incluindo o correcto projecto, que são necessárias para minimizar os riscos que existem na têmpera de qualquer peça, mas que neste assumem uma dimensão extra.

A prestar serviços desde os anos 50, sempre como líder de mercado e com uma dedicação de 24/7 , 365 (ou 366) dias por ano, detemos hoje uma das maiores, mais completas e mais competentes unidades de tratamento térmico em vácuo para aço de ferramenta da Europa.

Assumindo a qualidade metalúrgica como fundamental, temos o melhor prazo de entrega e ao mais justo preço.

Confira todos os tratamentos térmicos em que somos especialistas: Serviços TT

Contactos:

ramadatt@ramada.pt
Tel. +351 256 580 491
Fax +351 256 580 440