07 Maio, 2020

Novo tratamento térmico disponível: Têmpera por Indução

Mantendo a estrutura original do núcleo, a têmpera por indução é um tratamento de superfície localizado aplicado a componentes ferrosos- aços de construção. A têmpera por indução permite melhorar as propriedades mecânicas de áreas localizadas: deformações minimizadas, proporciona superfícies duras, resistentes ao desgaste, fadiga e impacto; assegurando maior resistência à tração e torção nos elementos de transmissão.

O processo é eletromagnético e consiste na aplicação de uma corrente elétrica variável a um indutor ou bobine. É aplicada uma potência e frequência específica que induz um campo magnético variável que gera um aquecimento localizado dentro ou nas proximidades do indutor.

Ocorrendo na camada superficial da peça, este aquecimento prolonga-se até atingir a temperatura de austenitização, com base numa série de parâmetros controláveis: potência, frequência, tempo e projeto de acoplamento do indutor. Para que a transformação estrutural seja concluída, a peça deve ser rapidamente arrefecida por um chuveiro ou por imersão. As espessuras da camada temperada variam de acordo com o tipo de frequência aplicada- alta frequência(HF) ou média frequência(MF).
Trata-se de um tratamento frequentemente utilizado em peças de metalomecânica de pequenas/ médias séries e peças unitárias.

Para qualquer esclarecimento adicional contacte-nos através do telefone +351 256 580 491 ou, em alternativa, poderá enviar e-mail para ramadatt@ramada.pt