28 Julho, 2021

O ambiente, a competitividade e a indústria 4.0

Com o nosso empenho contínuo na proteção do meio ambiente e na redução da nossa pegada de carbono, a racionalização e gestão do consumo de energia elétrica é uma das nossas práticas eco sustentáveis.

Tendo em conta que a unidade de Tratamentos Térmicos representa uma parte considerável do consumo de energia elétrica no polo industrial do Ramada Aços, considera-se uma prioridade a redução da sua pegada de carbono!

Além dos 71 anos de experiência e grande competência, a aposta na inovação para o aumento da competitividade dos nossos Tratamentos Térmicos é sempre uma exigência.

Com este projeto foi possível a redução, de uma forma significativa, no consumo de energia elétrica, aumentando assim o rendimento energético do nosso processo. A mudança de paradigma foi o principal pilar no que diz respeito à forma como a energia elétrica é utilizada no aquecimento dos fornos de tratamento térmico e disponibilidade de potência, de forma intercalar, a cada um dos equipamentos, e que nos permitiu nivelar a potência total utilizada nesta unidade.

Esta medida tornou também possível a análise de forma automatizada dos ciclos de tratamento térmico, tendo-se definido, em cada um deles, fases temporais distintas, consideradas prioritárias ou não prioritárias, a nível de necessidades de consumo de energia elétrica, possibilitando assim limitar a potência elétrica, se necessário, mas apenas em fases específicas do tratamento térmico.

Para mensurar parâmetros e variáveis relevantes do processo foram instalados diversos sensores e utilizaram-se outros já existentes nos equipamentos.

Em paralelo, foi desenvolvida uma solução de recolha de dados, de forma massiva e em tempo real. Tratou-se de uma aposta na manutenção preditiva, de forma a aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, sendo possível otimizar os planeamentos da manutenção e produção.

A disponibilidade dos dados permite também acompanhar e analisar, de uma forma muito mais expedita, a qualidade dos tratamentos térmicos realizados.

Permitirá também realizar análises muito mais detalhadas e de uma forma mais célere, tendo sempre em vista o aumento da competitividade do negócio, melhorar os serviços prestados, tanto em qualidade como em prazos de entrega, protegendo ao mesmo tempo o meio ambiente e os que nos rodeiam.

No caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, contacte a nossa equipa comercial ou o departamento de tratamentos térmicos, através do telefone +351 256 580 491 ou do email rececao.tt@ramada.pt.