02 Novembro, 2023

RAMADA AÇOS - PROJETO HIGHLIGHT

O projeto HIGHLIGHT promove o estudo da seleção do aço em pó e do desenvolvimento de um novo material que garanta propriedades de polimento e dureza superiores.

Está em fase de conclusão o projeto HIGHLIGHT: Novas soluções para moldes de injeção com ultra alto brilho, em copromoção liderado pela empresa ITJ, com participação da Ramada Aços e das entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação CENTIMFE e Universidade de Coimbra.

O foco da investigação industrial incide numa nova aplicação de processos aditivos para a criação de novos sistemas de arrefecimento baseados na teoria construtal, e na criação de novos aços ferramenta com novas composições químicas e estruturais compatíveis com a possibilidade de atingir o polimento ultra alto brilho.

Este projeto surgiu numa perspetiva de resposta a um cenário de elevada competitividade global, onde os produtos plásticos são cada vez mais complexos e com exigências superiores ao nível do aço, nomeadamente no que diz respeito ao brilho e acabamentos. Nesse sentido, é contínua a pressão sobre o preço de venda do molde e a redução dos tempos de ciclo de injeção, o que obriga os fabricantes a procurarem soluções de produção mais rápidas e que permitam resolver diferentes aspetos técnicos no mesmo processo de fabrico, de modo a reduzir a cadeia de produção e o prazo de entrega.

Os processos aditivos permitem a introdução de sistemas de arrefecimento inteligentes nos moldes de injeção de plástico. A presença de uma fase líquida nos processos SLM abre também novas oportunidades para modificações ao nível da composição química do material base do molde. Esta temática foi altamente explorada durante o projeto: a adição de pós iniciais de elementos reativos com os do pó matriz, sem alteração dos parâmetros do processo, pode contribuir para a modificação da composição fásica / propriedades mecânicas, como a dureza das camadas dos objetos 3D fabricadas, sem necessidade de usar processos externos de modificação de superfície (e tendencialmente com custos inerentes elevados).

Por fim, sublinhamos que, todos os aspetos estéticos das peças poliméricas podem ser significativamente melhorados com a interface entre o molde e o polímero (sistema de arrefecimento homogéneo e dureza do aço/metal). Usando o processo SLM, é possível gerar um multimaterial do interior para a superfície do objeto 3D metálico, desde que se conheça a sua evolução microstrutural com pós-tratamentos sucessivos a que a zona em análise poderá estar sujeita durante o processo de fabrico aditivo e aplicação.

Sublinhamos a importância destes estudos e iniciativas que procurem soluções para as exigências cada vez mais constantes e rápidas a que o mercado obriga.