02 Novembro, 2023

SOLDADURA MOLDES PROCESSO TIG

O nosso Laboratório participou num estudo sobre soldadura de moldes pelo processo TIG, estando o artigo disponível na Revista O Molde.

Este estudo surge no contexto do recurso frequente à soldadura laser ou TIG para a realização de correções nos moldes, seja para situações de última hora solicitadas pelos clientes seja para correção de erros de maquinação, e a sua consequente implicação nos bons resultados da ferramenta.

Dada a tipologia de operação, esta poderá conduzir a problemas de polimento ou texturização que, consequentemente, conduzirão à rejeição das peças finais produzidas e a custos indesejados.

Nesse sentido, neste estudo pretendeu-se avaliar o processo em diferentes ensaios com materiais comuns de adição e aços utilizados nos moldes, visando a apresentação de boas práticas de soldadura TIG e de tratamentos térmicos.

Com esta análise objetivou-se reduzir a propensão para a ocorrência de situações indesejadas e reunir condições para a obtenção de bons níveis de polimento e de textura no acabamento final das zonas moldantes sujeitas a soldadura.

Consulte o artigo na integra na página 47 da Revista Molde 139 - outubro 2023 (cefamol.pt)