28 Julho, 2022

Sustentabilidade na Uddeholm

Contando já largos anos em prol da sustentabilidade, para a Uddeholm este é um tema que mais do que uma preocupação é uma forma de estar no negócio.

A Sustentabilidade não é um conceito novo para a Uddeholm uma vez que já, desde os anos 60, que usam fornos de arco elétrico no processo de fundição, tendo inclusivamente nos anos 90 reduzido as emissões de CO2 fóssil em 46%.

A jornada para a produção livre de combustíveis fósseis e neutralidade climática deste fornecedor, que orgulhosamente representamos em Portugal há mais de 60 anos, é já longa e mais do que um objetivo, é uma forma de estar e pensar o negócio.

Anos de contínua pesquisa e desenvolvimento, o constante investimento na melhoria dos processos produtivos, não só para assegurar a melhor qualidade do aço, mas também tendo em consideração a sustentabilidade, fazem da Uddeholm uma referência na aposta continua de produção de aço sustentável.

Atualmente, 100% da eletricidade na Uddeholm é verde. Para além disso, 75% dos transportes internos da Uddeholm circulam com zero emissões de CO2. Também 100% das águas de arrefecimento são devolvidas à natureza.

Sustentabilidade Uddeholm

Contudo, para mostrar que, hoje, já é possível a produção com neutralidade climática, em dezembro de 2021, este produtor desenvolveu a UDDEHOLM´S CLIMATE NEUTRAL WEEK.

Durante esta semana, o gás natural (LNG) foi substituído por biogás (LBG). Todos os transportes internos passaram a movimentar-se com eletricidade verde ou biodiesel. Como resultado, todas estas medidas levaram a uma redução até 90% das emissões de CO2.

Assim, prova-se que estas mudanças podem acontecer já e o impacto é significativo. Este foi apenas um teste, mas a verdade é que o caminho está a ser trilhado e é claro:
Ter em 2030 a produção já 100% livre de combustíveis fósseis e em 2040 todo o ciclo de vida dos produtos ser neutro para o ambiente.

É um processo contínuo, onde todo o grupo nos diferentes pontos do mundo se dedica ininterruptamente para criar soluções que são sustentáveis, seguras e duradouras quer para os clientes quer para a própria empresa.

Desta forma, os nossos clientes recebem muito mais do que apenas aço. Recebem também uma preocupação com o futuro e um contributo para a neutralidade climática.