30 Março, 2023

Tratamentos Térmicos: Novos Fornos Twin

O Ramada Aços instalou recentemente novos “Fornos Twin”, sendo já o segundo sistema desta tipologia a operar nas nossas instalações.

A Ramada Aços busca constantemente a melhoria contínua dos equipamentos de Tratamento Térmico apostando na melhoria técnica e eficiência. Nesse sentido, foi agora instalado o segundo sistema de “Fornos Twin” nos nossos Tratamentos Térmicos, através da substituição de fornos com melhor isolamento térmico e eficiência elétrica, promovendo maior eficiência energética.

A particularidade destes equipamentos reside no facto de estes trabalharem em sistema de gestão de energia integrada, utilizando apenas duas bombas de vácuo em vez de quatro, reduzindo o consumo elétrico dos equipamentos e potência instalada. Estes fornos utilizam bombas de vácuo com maior capacidade de forma a reduzir tempos de produção.

O Tratamento Térmico neste formos é realizado com pressão superior à pressão atmosférica (com gás inerte) de forma a que não exista a possibilidade de contaminação do forno durante o ciclo (em caso de avaria / fuga).

Adicionalmente, estes equipamentos fecham o ciclo de recolha de dados de produção tendo em vista a nossa aposta na industria 4.0, tanto a nível de processo produtivo como a nível de manutenção. A obtenção e análise automática de dados (agora de todos, sem exceção) é uma aposta da Ramada Aços tendo em vista o suporte à gestão da unidade.

Em conjunto com esta nova instalação, foi realizada uma uniformização da programação dos fornos promovendo a polivalência e redução de necessidades de formação. Foi também feita a substituição de quadros elétricos de forma a cumprir o Decreto-Lei n.º 50/2005 e permitindo a melhoria das condições de segurança dos equipamentos de trabalho.

Estamos, por esta via, a melhorar a nossa competitividade indo ao encontro das expectativas e necessidades dos nossos clientes.

Consulte-nos para mais informações sobre os nossos serviços de Tratamentos Térmicos, através do telefone +351 256 580 491 ou do email rececao.tt@ramada.pt.